É comum que empresários e gestores, em geral, tenham por hábito concentrar em si as tarefas mais importantes e todas as ações estratégicas da empresa.

Contudo, além dessa atitude gerar preocupações e muito cansaço, ela aumenta os riscos de erros e de problemas, afinal, ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Exatamente por isso, delegar funções é essencial!

Por mais que, no início, seja difícil e você não consiga confiar, se utilizar as estratégias certas, com o tempo, colherá os frutos e perceberá o quanto é bom trabalhar em equipe.

Para ajudar você na tarefa de delegar funções, separamos, neste post, algumas dicas importantes. Confira:

1. Conheça as pessoas que trabalham para você

O primeiro passo para começar a delegar tarefas é conhecer bem a sua equipe e entender o perfil de cada um. Com isso, você poderá distribuir as atividades da forma certa e reduzir os riscos de problemas.

Saiba que currículo e experiências profissionais anteriores falam muito pouco. Pessoas têm características e habilidades que só são percebidas no dia a dia. Então, fique próximo e observe.

2. Defina prazos e estabeleça metas

Após conhecer cada um dos seus funcionários, distribua as tarefas aos poucos e definas os prazos para o cumprimento ou as metas a serem atingidas. Mas lembre-se: trace prazos e metas reais. Não extrapole só para testar, porque isso pode deixar as pessoas ansiosas e reduzir a qualidade do serviço.

Com as instruções certas, os funcionários provavelmente terão êxito, e você será o maior beneficiado.

3. Saiba como falar para delegar funções

É importante apresentar as tarefas de cada funcionário mostrando que você confia no trabalho deles e que as opiniões que eles quiserem compartilhar serão bem-vindas. A ideia é delegar, não ordenar.

Com a postura cera, os funcionários sentirão confiança e terão abertura para apresentar outras possíveis soluções e discutir dúvidas que vierem a surgir. Além disso, eles se sentirão parte da empresa e terão mais motivação para trabalhar bem.

4. Acompanhe a rotina

Após distribuir as atividades, continue acompanhando a execução e mostre interesse na rotina da empresa. Fazendo isso, você poderá verificar se está tudo certo e, aos poucos, criará confiança e se sentirá seguro para deixar que os funcionários caminhem com as próprias pernas.

Claro que não precisa fazer isso o tempo inteiro, senão você não estará delegando de fato. Defina uma periodicidade e tente se concentrar nas suas funções.

5. Estimule o trabalho em equipe

Mostre sempre que o trabalho em equipe reduz o risco de erros e torna o ambiente de trabalho mais harmônico e agradável. Isso é essencial para que os funcionários se sintam amigos uns dos outros, e não concorrentes.

6. Dê retorno sobre o cumprimento das tarefas

É importante conversar com os seus funcionários e mostrar onde eles estão acertando e em que pontos podem melhorar. O interessante é fazer isso com frequência, sem precisar que as tarefas sejam concluídas.

Com esse retorno, a sua equipe saberá como agir e ficará atenta, tentando melhorar sempre! Afinal, a verdade é que todos os funcionários ambicionam receber elogios sinceros do chefe em relação ao seu trabalho.

Percebeu que delegar funções não é tão difícil quanto parece? Basta saber como agir corretamente que tudo dará certo!

Se essas dicas ajudaram você, siga-nos nas redes sociais — Google+, Facebook,LinkedIn e Twitter — e acompanhe as nossas postagens para aprender sempre mais!