Como delegar funções de forma saudável

É comum que empresários e gestores, em geral, tenham por hábito concentrar em si as tarefas mais importantes e todas as ações estratégicas da empresa.

Contudo, além dessa atitude gerar preocupações e muito cansaço, ela aumenta os riscos de erros e de problemas, afinal, ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Exatamente por isso, delegar funções é essencial!

Por mais que, no início, seja difícil e você não consiga confiar, se utilizar as estratégias certas, com o tempo, colherá os frutos e perceberá o quanto é bom trabalhar em equipe.

Para ajudar você na tarefa de delegar funções, separamos, neste post, algumas dicas importantes. Confira:

Leia mais...

Como definir o regime tributário de uma empresa

A carga tributária costuma ser a grande inimiga dos empreendimentos brasileiros. Somente em 2015, ela alcançou 32,66% do PIB, segundo a Receita Federal, o que representa uma das maiores da América Latina.

Sendo assim, não é incomum encontrar casos de sonegação fiscal, que ocorrem quando as empresas atuam posteriormente à ocorrência do fato gerador dos tributos.

Entretanto, saiba que essa prática, além de ilegal, é também desnecessária, pois você pode atuar anteriormente à ocorrência do fato gerador e, assim, minimizar a incidência de tributos de maneira legal.

Estamos falando da elisão fiscal, que tem como um de seus principais recursos o enquadramento tributário adequado. Por isso, saiba como definir o regime tributário da sua empresa.

Leia mais...

Receita Federal regulamenta restituição, compensação, ressarcimento e reembolso

A Instrução Normativa (IN) RFB n 1717/2017 facilita o conhecimento, a compreensão e a aplicação da legislação.

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a IN RFB nº 1717/2017 que estabelece regras sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso.

As principais novidades desse ato normativo são:

Leia mais...

Tem início o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT)

A partir de hoje, 3 de julho, os contribuintes podem regularizar dívidas junto à Receita Federal nas condições previstas no PERT, aprovado pela Medida Provisória nº 783, de 31 de maio de 2017, e regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1711/2017.
Além de visar a redução dos processos em litígios tributários, o PERT objetiva proporcionar às empresas e aos cidadãos condições especiais para a negociação de suas dívidas.

Leia mais...